ilusão à toa…

johnny alf, ou alfredo josé da silva, nasceu no rio de janeiro, em 1929. de origem simples, começou a tocar piano aos 9 anos de idade. aos 14 formou seu primeiro conjunto musical. a partir daí, envolveu-se com a música americana de gershwin e porter, além de encontrar o seu nome artístico, sugestão de uma amiga americana. suas composições eram feitas nas horas de folga do trabalho na estrada de ferro leopoldina. em 1949, conheceu dick farney no sinatra-farney fan club, do qual participavam jobim, bonfá e outros. a carreira profissional começou em 1952 e logo foi convidado para integrar o conjunto de fafá lemos. sua influência no movimento chamado bossa nova vem desde o início. aqui, alf mostra, junto com alaíde costa, uma de suas mais belas composições – ilusão à toa.

ilusão à toa

eu acho engraçado
quando um certo alguém
se aproxima de mim
trazendo exuberância
que me extasia…

meus olhos sentem,
minhas mãos transpiram…
é um amor que eu guardo há muito
dentro em mim
e é a voz do coração que canta assim,
assim…

olha, somente um dia
longe dos teus olhos
trouxe a saudade do amor tão perto
e o mundo inteiro fez-se tão tristonho…

mas, embora agora eu te tenha perto,
eu acho graça do meu pensamento
a conduzir o nosso amor discreto.
sim, amor discreto pra uma só pessoa,
pois nem de leve sabes que eu te quero
e me apraz esta ilusão à toa…

(Johnny Alf)

Leave a Reply

