encantamento…

abgar de castro araújo renault nasceu em barbacena, em 15/abr/1901. exerceu o a_renaultmagistério em colégio de belo horizonte e, depois, na universidade federal de minas gerais. transferindo sua residência para o rio de janeiro, lecionou no colégio pedro ii e na universidade do distrito federal, hoje chamada de unirio. foi secretário da educação do estado de minas gerais e ministro da educação e cultura. com a vida dedicada ao ensino, renault contribuiu para a cultura mundial participando de diversas comissões culturais e educacionais da unesco. foi tradutor de poemas nas línguas inglesa, alemã, francesa e espanhola. literato, ocupou a cadeira no. 12 da academia brasileira de letras. morreu em 31/dez/1995. um exemplo da sua lira é encantamento.

ante o deslumbramento do teu vulto,
sou ferido de atônita surpresa
e vejo que uma auréola de beleza
dissolve em luar a treva em que me oculto.

estás em cada reza do meu culto,
sonhas na minha lânguida tristeza
e, disperso por toda a natureza,
paira o deslumbramento do teu vulto.

é tua vida minha própria vida
e trago em mim tua alma adormecida . . .
mas, num mistério surdo que me assombra,

tu és, as minhas mãos, vaga, fugace,
como um sonho que nunca se sonhasse
ou como a sombra vã de uma outra sombra…

(Abgar Renault)

One Response to “encantamento…”

  1. very nice.

Leave a Reply

