por que mentias?…

por que mentias leviana e bela?
se minha face pálida sentias
queimada pela febre, e minha vida
tu vias desmaiar, por que mentias?

acordei da ilusão, a sós morrendo
sinto na mocidade as agonias.
por tua causa desespero e morro…
leviana sem dó, por que mentias?

sabe deus se te amei! sabem as noites
essa dor que alentei, que tu nutrias!
sabe esse pobre coração que treme
que a esperança perdeu por que mentias!

vê minha palidez- a febre lenta
esse fogo das pálpebras sombrias…
pousa a mão no meu peito! eu morro! eu morro!
leviana sem dó, por que mentias?

(Álvares de Azevedo)

Leave a Reply

