se te amo, não sei!…

amar! se te amo, não sei.
oiço aí pronunciar
essa palavra de modo
que não sei o que é amar.

se amar é sonhar contigo,
se é pensar, velando, em ti,
se é ter-te n’alma presente
todo esquecido de mim!

se é cobiçar-te, querer-te
como uma bênção dos céus
a ti somente na terra
como lá em cima a Deus;

se é dar a vida, o futuro,
para dizer que te amei:
amo; porém se te amo
como oiço dizer, — não sei.

————

sei que se um gênio bom me aparecesse
e tronos, glórias, ilusões floridas,
e os tesouros da terra me oferecesse
e as riquezas que o mar tem escondidas;

e do outro lado — a ti somente, — e o gozo
efêmero e precário — e após a morte;
e me dissesse: “escolhe” — oh! jubiloso,
exclamara, senhor da minha sorte! —

“que tesouro na terra há i que a iguale?
quero-a mil vezes, de joelhos — sim!
bendita a vida que tal preço vale,
e que merece de acabar assim!”

(Gonçalves Dias)

Leave a Reply

