machado de assis…

machado

joaquim maria machado de assis nasceu em 1938, no rio de janeiro, mais exatamente no morro do livramento, na região denominada saúde, atrás da estação da estrada de ferro central do brasil. sua mãe era lavadeira e o pai operário. foi jornalista, contista e cronista de jornais cariocas. poeta, foi nos contos que ele se revelou como um dos maiores escritores brasileiros. aqui, uma pequena ilustração do poeta:

erro
erro é teu. amei-te um dia
com esse amor passageiro
que nasce na fantasia 
e não chega ao coração;
não foi amor, foi apenas
uma ligeira impressão;
um querer indiferente,
em tua presença, vivo,
morto, se estavas ausente;
e, se ora me vês esquivo,
se, como outrora, não vês
meus incensos de poeta
ir eu queimar a teus pés
é que — como obra de um dia,
passou-me esta fantasia.
para eu amar-te, devias
outra ser e não como eras.
tuas frívolas quimeras,
teu vão amor de ti mesma.
essa pêndula gelada
que chamavas coração,
eram bem fracos liames
para que a alma enamorada
me conseguissem prender;
foram baldados tentames,
saiu contra ti o azar, 
e, embora pouca, perdeste 
a glória de me arrastar
ao teu carro… vãs quimeras!
para eu amar-te devias
outra ser e não como eras…

(Machado de Assis)

Leave a Reply

